É realizado através de punção venosa com material a vácuo e descartável. É um procedimento simples e rápido, porém varia de acordo com cada paciente.
É recomendado que o paciente não faça atividade física após a coleta para evitar hematomas (manchas roxas).
Alguns exames necessitam de jejum, que podem variar de 8 a 12 horas, mas pode ser ingerido água. O jejum deve ser rigoroso, pois qualquer quantidade mínima de açúcar ou gordura pode interferir no resultado.
É indicado que seja colhida a primeira urina da manhã, mas se não for possível deve-se ficar 2 horas sem urinar antes de fazer a coleta. Se a coleta ocorrer em casa, deve ser levado ao laboratório no prazo máximo de 2 horas.
Fazer higiene íntima. A coleta deve ser realizada com um coletor infantil próprio, o qual deve ser trocado a cada 30 minutos e no máximo de 2 horas até se obter a amostra.
Lavar as mãos, expor a glande (cabeça do pênis), manter retraído e realizar higiene íntima com água e sabão ou lenço umedecido. Enxugue com papel toalha. Despreze o primeiro jato no vaso e depois aproxime o coletor e colha meio frasco de urina. Despreze o restante no vaso. Feche o frasco e leve ao laboratório.
Lavar as mãos e realizar higiene íntima em toda vagina com água e sabão, pode ser utilizado lenço umedecido. Enxague e seque com papel toalha. Despreze o primeiro jato no vaso e depois aproxime o coletor e colha meio frasco de urina. Despreze o restante no vaso. Feche o frasco e leve ao laboratório.
Atenção: Cuidado ao tirar a tampa e contaminar o frasco. Coloque a tampa com a boca para cima na pia e ao coletar a urina não encoste nas bordas do frasco.
Existem exames que necessitam de coleta de urina de 12 ou 24 horas. Essa urina deverá ser colhida em garrafas de água mineral e nunca de refrigerantes ou sucos.
Essa coleta deve ser realizada pela manhã da seguinte forma:
Obs: Alguns exames necessitam de refrigeração ou algum tipo de conservante. Em caso de dúvidas entre em contato com o laboratório para maiores informações.
Deve-se retirar o frasco adequado no laboratório, sem conservantes e com pazinha para coleta.
Coletar as fezes em recipiente de boca larga (limpo e seco), ou em papel limpo. Cuidado não contaminar com a urina.
Com a espátula colher uma amostra equivalente a 2 colheres de sopa de fezes e colocar no frasco fornecido pelo laboratório. Fechar, identificar e armazenar na geladeira.
Nos casos de coleta múltipla, as amostras devem ser colhidas em dias alternados (dia sim, dia não).
Os frascos devem ser retirados no laboratório na quantidade de vezes que foi solicitado as amostras (ex: 3 amostras = 3 frascos). Cada coleta realizada deve ser identificada com data da amostra coletada e mantida na geladeira. Repetir o procedimento até a última amostra a ser coletada. Entregar no laboratório após as coletas.
Obs: Informar ao laboratório o uso de medicamentos, principalmente antiinflamatórios e aspirina.
É necessário uma abstinência sexual de no mínimo 3 dias e no máximo 5, a critério médico. A amostra de sêmen é obtida por masturbação, de preferência no laboratório, para fornecer um material fresco e adequado para o espermograma.
Obs. Preencher questionário no laboratório.
Para cultura de esperma (espermocultura) não há necessidade de abstinência sexual, mas igualmente deve ser coletado no laboratório, o paciente deve urinar antes da coleta e fazer uma higiene prévia, lavando bem as mãos e o pênis com bastante água e sabão e secando com gaze estéril ou toalha limpa, a coleta deve ser feita em frasco estéril. Se a coleta for feita em casa, encaminhar ao laboratório no máximo em 30 minutos.
O material deve ser colhido em frasco estéril fornecido pelo laboratório e de preferência pela manhã.
IMPORTANTE: Deve conter a menor quantidade de saliva possível. Informar o uso de antibióticos.
Obs. A coleta só poderá ser realizada após três dias do término da menstruação.